Alojamento e Residência Comunitária Nam Dam / 1+1>2 Architects

  • Arquitetos: 1+1>2 Architects; 1+1>2 Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Vu Xuan Son

Alojamento e Residência Comunitária Nam Dam / 1+1>2 Architects - Mais Imagens+ 26

© Vu Xuan Son

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nam Dam (Nậm Đăm) é um pequeno povoado no Distrito Quan Ba, Ha Giang – a província mais ao norte do Vietnã. Localizada no cume da montanha, coberta por bosques virgens e pitoresco campos, a área é conhecida por suas ricas características culturais: trajes tradicionais, festivais, brocados, cozinha, banhos de ervas e edificações de terra compactada. Entretanto, Nam Dam está isolada pelas montanhas, a falta de conexão com outras áreas e a insuficiente infraestrutura geram uma péssima condição de vida para os locais e difícil acesso a educação para as crianças.

© Vu Xuan Son
Planta Baixa
© Vu Xuan Son

Devido a limitada porção agrícola e duras condições meteorológicas, há apenas uma colheita durante o ano. As casas e os rebanhos estão muito próximos uns aos outros, causando a contaminação ambiental e doenças. A comunidade, portanto, decidiu relocar a aldeia dos pés da montanha com o apoio de arquitetos e da ONG Suíça Caritas. Esta foi uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida dos locais, desenvolver o turismo e preservar a identidade da região. 

© Vu Xuan Son

O alojamento e a casa comunitária Swallow: o emblemático edifício da aldeia demonstra o espírito de inovação mantendo a identidade local. A edificação de dois pavimentos funciona como espaço para reuniões, atividades locais e turísticas, com um pequeno museu e cinco dormitórios. Os terraços, vãos e o chanfrado da cobertura dobrável se assemelham às asas das andorinhas - pássaro da sorte - criando um espaço interior cheio de luz natural.

© Vu Xuan Son

Método de construção:

-São integradas técnicas tradicionais e modernas de construção, maximizando o uso dos materiais locais (muros de terra compactada e estrutura de madeira);
-As fundações são construídas a partir da pedra natural local;
-O 1° pavimento: as paredes de terra possuem uma espessura de 80cm e estão comprimidas diretamente a base de pedra. Desempenha um importante papel na prevenção da erosão, mantendo um espaço interior cálido no inverno e fresco no verão. Dentro do edifício, a superfície da parede está coberta por uma mistura de terra e aditivos a fim de melhorar a resistência, prevenir as fissuras e manter as superfícies limpas. 

Corte

-O segundo pavimento: a moldura estrutural é uma combinação de painéis de madeira reforçados por vigas e pilares de concreto. As paredes e painéis estão construídos com madeira natural, que é ambientalmente sustentável;
-A cobertura: a estrutura é de madeira e se desenvolve a partir de tradicionais métodos que foram reforçados por meio de juntas de aço que maximizam a duração e criam, portanto, uma forma única para a cobertura. 

© Vu Xuan Son
Planta Baixa
© Vu Xuan Son

O modelo ajudou a fomentar a economia do povoado, preservando a cultura. Nós esperamos que o vínculo entre os residentes seja fortalecido e se adapte ao desenvolvimento futuro da área.

© Vu Xuan Son

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quản Bạ District, Ha Giang, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Alojamento e Residência Comunitária Nam Dam / 1+1>2 Architects" [Nam Dam Homestay and Community House / 1+1>2 Architects] 14 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789433/nam-dam-homestay-and-community-house-1-plus-1-2-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.